quinta-feira, 18 de abril de 2013

Semana ABC 2013 de 08 a 10 de maio | Cinemateca Brasileira


Evento aberto ao público com entrada franca

A Semana ABC é uma realização da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, uma correalização da Cinemateca Brasileira, patrocínio da Sony e White Gorilla, apoio da Apro, Arri, Barcelona Filmes, Base 1, Cinecidade Locações e Produções, Cinecolor Digital, Central de Locações, Electrica, FAAP, JKL, Inspiratorium, Labocine Digital, Locall, O2 Post e Panasonic, com promoção do Áudio&Tecnologia, Filme B, Luz&Cena, Panorama Audiovisual, Revista de Cinema e Revista Exibidor, com a colaboração do Hotel Pullman.


*programação sujeita a alterações 


Dia 8 de maio, quarta-feira

10h – 12h30
Mesa 1: Cinema Digital - Desafios e Perspectivas
Panorama do estágio atual do processo de digitalização do parque exibidor brasileiro.
Mediador: Lauro Escorel, ABC – diretor de fotografia
Palestrantes confirmados
Adrian Teijido, ABC – diretor de fotografia
Carlos Klachquin, ABC– engenheiro de som
José Francisco Neto, ABC - engenheiro eletrônico e supervisor de pós-produção
José Luiz Sasso, ABC - técnico de mixagem    
Marcelo Siqueira - diretor da empresa Mistika

12h30 – 13h45 - Almoço

14h – 16h 
Mesa 2:
Tecnologias e Soluções para Cinematografia Digital Sony: do HD ao 4k e Além.

Palestrantes confirmados
Erick Soares – Sony Brasil – Tecnologias e Soluções para Cinematografia Digital Sony do HD ao 4k e Além
Vlade Lisboa - Assimilate Inc Latin America – Workflow de Pós Produção em 4K com F65 e F55
William Pacini – Brasil Rental Camera – Experiência com Filmagem em 4K (F55)
Affonso Beato – ASC, ABC – Produção em 4K com F65 – “O Tempo e o Vento”.

16h30 – 18h30
Mesa 3: O Impacto do Crescimento da Produção de Séries de TV: os desafios estéticos, estratégicos e culturais.
Mediadores: Marcelo Trotta, ABC - diretor de fotografia.
Participantes confirmados
Rodrigo Monte, ABC - diretor de fotografia da série “Sessão de Terapia”
Andrea Barata Ribeiro - produtora da O2 Filmes
Fred Pinto – cenógrafo e diretor de arte
Esther Hamburger - crítica de TV, professora da ECA-USP e diretora do CINUSP Paulo Emílio Claudio Torres – diretor Elena Soarez – roteirista Mariana Koehler - diretora de conteúdo do canal GNT

19h – 20h30
Coquetel - Recepção ARRI


Dia 9 de maio, quinta-feira 

10h – 12h30
Mesa 4: Master Class - “A Arte do Foley” com Jana Vance
Jana Vance é artista de foley, trabalha no renomado estúdio Skywalker Sound, tendo em seu currículo filmes como “Valente”, “Os Vingadores”, “Carros”, “Avatar”, “Up – Altas Aventuras”, “Toy Story 3”, “Wall-E”, “Homem de Ferro”, “Ratatouille”, “Os Incríveis”, “O Resgate do Soldado Ryan” e “Star Wars” (episódios 1 , 2 e 3).

12h30 – 13h45 - Almoço

14h – 15h30 
Mesa 5:
Novas Fontes Luminosas: LED e a Cinematografia digital. Padrões de verificação.
Apresentação sobre as fontes luminosas e sua interação com os sensores.

Os avanços na tecnologia de iluminação, estão tornando prática, a utilização de refletores de LED, na televisão e no cinema. A iluminação de LED possibilita a redução do consumo de energia e menor necessidade de refrigeração. Ela também permite ajustes na temperatura de cor sem a necessidade de utilizar gelatinas de correção. As emissões de luz do LED, porém, possuem acromaticidade fundamentalmente diversa da luz de tungstênio e de HMI  que são as mais usadas atualmente.

Esta palestra irá apresentar os fundamentos da feitura da luz branca com os LEDs, incluindo sistemas do tipo tricromático e de fósforo ativado. Você aprenderá a razão pela qual iluminações com a mesma medição de temperatura de cor podem parecer tão diferentes para o nosso olho, e ainda mais diferentes para uma câmera digital. Essa palestra também abordara a relação entre a iluminação tricromatica e sensores RGB. Além disso, serão abordados os novos padrões emergentes para medição da qualidade de iluminação dos LEDs que se tornarão regra em um futuro próximo.

Sobre Mike Wagner
Mike Wagner é gerente de produto de iluminação na ARRI. Sua experiência abrange tantos aspectos técnicos como criativos referentes à luz. Foi gerente de produto para a iluminação LED no laboratório Rosco e tem formação na área de Cinema. Mike é formado em Bacharelado em Artes Plásticas na Escola de Artes Tisch da Universidade de Nova York, com especialização em Programação.

16h – 18h
Mesa 6:  Renovação da cinematografia na TV Brasileira.
Mediador: Guy Gonçalves, ABC – diretor de fotografia
Palestrantes confirmados
José Villamarim: diretor da TV Globo, codiretor da novela “Avenida Brasil” e da minissérie “O Canto da Sereia”, entre vários outros trabalhos. Walter Carvalho, ABC: diretor e diretor de fotografia da novela “Lado a lado” e da minisérie “O Canto da Sereia”. Participantes discutirão a renovação da linguagem na narrativa visual dentro da TV Brasileira.

18h30 – 20h30
Mesa 7: Master class com o convidado Affonso Beato, ASC, ABC
Fundamentos de Estereografia - 3D
Palestra e discussão do texto: elementos fundamentais entre a nossa percepção estereoscópica, a captação e projeção estereográfica.

Sobre Affonso Beato
Ao longo de sua carreira como diretor de fotografia, Affonso Beato filmou mais de cinquenta longas, 300 comerciais e 20 documentários, cinco deles sob sua direção. Teve o privilégio de colaborar com diretores de renome internacional, como Stephen Frears – “A Rainha”; Pedro Almodóvar – “Tudo Sobre Minha Mãe” – “Carne Trêmula” – “A Flor do Meu Segredo”; Mike Newell – “O amor nos tempos do Cólera”; Walter Salles – “Dark Water” ; Jonathan Lynn – “Resistindo às Tentações”; Jim McBride – “Acerto de contas” – “A Fera do Rock”; Glauber Rocha – “Antonio das Mortes”.

Dia 10 de maio, sexta-feira 

10h – 12h30
Mesa 8: Ensino de Cinema: integração entre ensino e mercado.
Mediador: Ninho Moraes – professor da Faculdade Cásper Líbero, cineasta e roteirista.
Participantes Confirmados
Denise Gomes – produtora da Bossa Nova Films
Luis Antonio Silveira – conselheiro da ABPITV
Rubens Rewald - roteirista, teatrólogo, professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor
Luciana Rodrigues – representante da FAAP e FORCINE
Daniela Pfeiffer - Coordenadora de Projetos na ABPITV e Idealizadora da Pós-Graduação em Produção Audiovisual: Projeto e Negócio no Senac São Paulo.

12h30 – 13h45 - Almoço

14h – 17h
Mesa 9:
Direção de Arte em Preto e Branco. Significados da representação em Preto e Branco.

Mediadora: Vera Hamburger, ABC – diretora de arte
Participantes confirmados
Daniela Thomas – cenógrafa e diretora
Luciana Buarque - figurinista
Marcos Pedroso – cenógrafo e figurinista.

17h30 - 20h30
Mesa 10: O Pensamento Sonoro no Cinema Brasileiro Contemporâneo
O que representa o som no cinema nacional hoje? O que contribuiu para a evolução do pensamento sonoro do cinema no Brasil: a melhoria do circuito exibidor, o desenvolvimento tecnológico na captação, edição e mixagem, as escolas de cinema?
Destaque no cenário cinematográfico atual, discutir o pensamento sonoro no cinema brasileiro contemporâneo é também uma contribuição para uma maior conscientização da importância deste elemento nos filmes.
Mediador: Bernardo Marquez - editor de som, pesquisador, professor e realizador do site www.artesaosdosom.org 
Participantes confirmados
Carlos Alberto Mattos - crítico de cinema e editor da revista Filme Cultura "O Som Nosso de Cada Dia"
Kleber Mendonça Filho - diretor de "O Som ao Redor" (2012), roteirista e crítico de cinema
Ricardo Reis "Chuí" - editor e supervisor de som.

Serviço:
Semana ABC 2013
08 a 10 de maio
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso 207 - Vila Clementino
São Paulo - SP

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