domingo, 12 de abril de 2009

Sessão El Topo (18/04)

Abrindo o Cine Krusmanta, no dia 18/04 a Sessão El Topo exibirá 2 filmes do grande cineasta chileno Alejandro Jodorowsky.


20:00 - La Cravate
FRA/1957 - Duração: 20 min

Sinopse:

Segundo o próprio Jodorowsky, “- O filme é sobre uma mulher que vende cabeças, ela muda as cabeças de um poeta e de um boxeador. Talvez você fique desapontado, porque aquilo foi feito por um amador. Eu não tinha nenhuma experiência e talvez isso tenha sido bom, eu não sei. Não tenho vergonha do que fiz, você poderá ver que eu já era um diretor, foi bem feito, sem nenhum dinheiro mas bem feito. Resumindo: eu acho que esse filme é bom porque Jean Cocteau gostou muito.”


20:30 - El Topo
MEX/1970 - Duração: 125 min

Sinopse:

El Topo conta a história de um pistoleiro místico - interpretado pelo próprio Jodorowsky - que vaga pelo deserta em busca de auto-conhecimento. Em sua jornada, enfrenta os quatro mestres pistoleiros do deserto, morre e renasce, encontra a iluminação, fica loiro, ajuda um povo deformado que vive preso em uma caverna e torna-se uma espécie de monge franciscano com uma metralhadora.

Crítica: A espera foi longa, mas depois de mestres contemporâneos como David Lynch, David Cronenberg e os irmãos Coen terem reafirmado a poderosa influência de Alejandro Jodorowsky na sua obra, a Anchor Bay decidiu lançar em Maio passado o DVD de “El Topo”, o filme que dá nome à Sessão do Cine Krusmanta. Realizado e protagonizado pelo próprio Jodorowsky em 1970, “El Topo” é uma espécie de Western alegórico, onde seres estranhos se cruzam num ambiente que subverte todas as regras de Tempo e Espaço. O misterioso pistoleiro El Topo e o seu pequeno filho peregrinam pelo deserto tentando esquecer o passado. Pelo caminho, deparam-se com estranhas adversidades, presenciando o resultado devastador de um massacre, encontrando maníacos sexuais, enfrentando mestres cujas fraquezas simbolizam o comportamento humano e sendo idolatrados por um clã de pessoas aleijadas e disformes. Nesta impetuosa região surrealista de Alejandro Jodorowsky, a colisão de elementos avant-garde, com simbolismo latino, radicalismo europeu e noções pintalgadas de Western gerou um fascinante objeto de culto. A fusão multi-cultural de cifras enigmáticas conferiu-lhe um estatuto atemporal que irá certamente despertar e revolver a consciência do cinéfilo mais atento, levando-o a refletir sobre as repercussões que esta obscura e desconhecida pérola da Sétima Arte teve em muitas das suas obras de eleição.

Texto extraído do site Making Off (http://www.makingoff.org/)

Trailer:

Local: Bar do Povo

ENDEREÇO: R. São Bento, 46, Jd. Arco - Íris · Diadema/SP

ônibus: Acessível do Term. Rodoviário do e metrô Jabaquara - Trolébus até Term. Diadema, embarque na linha 23 DP - Term. Diadema até Term Piraporinha. O ponto fica na frente do Bar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário