terça-feira, 10 de novembro de 2009

Sessão Krusmantina - Smultronstället (Morangos Silvestres) dia 14/11 às 18h

Smultronstället (br / pt: Morangos Silvestres) é um filme sueco de 1957, do gênero drama, escrito e dirigido por Ingmar Bergman. O título original, em sueco, significa literalmente "o pedaço de morango silvestre".

O elenco inclui atores regulares nos trabalhos de Bergman, Bibi Andersson, Ingrid Thulin e Gunnar Björnstrand. Max von Sydow também aparece em um pequeno papel. Bergman escreveu todo o roteiro no hospital.

Em 2004, foi considerado pelo New York Times como um dos 1000 melhores filmes já produzidos

Sinopse:
O professor de medicina Isak Borg dirige com sua nora Marianne de Estocolmo a Lund para receber o grau honorário da Universidade de Lund por seus 50 anos de carreira. No caminho, relembra os principais momentos de sua vida, temendo a morte que se aproxima. Conhece diversas pessoas na estrada, desde Sara e os seus companheiros de viagem , Viktor e Anders, os quais se dirigem para Itália, assim como um casal que faz lembrar Isak a sua própria vida e casamento, com cujo carro quase têm um acidente.
Prêmios

Festival Internacional de Berlim (1958)

  • Recebeu o Urso de Ouro por melhor filme.
  • Recebeu o prêmio FIPRESCI (Victor Sjöström).


BAFTA (1959)

  • Indicado na categoria de melhor filme.
  • Indicado na categoria de melhor ator estrangeiro (Victor Sjöström).


Globo de Ouro (1960)

  • Venceu na categoria de melhor filme estrangeiro.


Oscar (1960)

  • Indicado na categoria de melhor roteiro (Ingmar Bergman).

O filme está na lista de melhores filmes do Vaticano, recomendado pelo sua descrição da "jornada interior de um homem, do sofrimentos do remorso e ansiedade para uma sensação de paz e reconciliação"


Nenhum comentário:

Postar um comentário